Certificações

Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio - RBLE

Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio - RBLE

Recebeu, no dia 05 de novembro de 2002, a acreditação pela CGCRE de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CRL 0143, para o seu laboratório de compatibilidade eletromagnética, sendo o primeiro laboratório nacional acreditado nos ensaios de emissão radiada, com um escopo de mais de 20 ensaios. É o reconhecimento, pelo órgão máximo em metrologia no país, de que o IBEC presta serviços com a qualidade exigida pela ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Em 2004, ampliou seu escopo para ensaios de segurança de equipamentos eletromédicos, vibrações e climáticos, tornando-se um dos maiores e mais diversificados escopos de acreditação do país.

Tal acreditação permite ao IBEC agregar diferenciais em seus ensaios, com garantia dos resultados, rastreabilidade e repetitividade e relatórios reconhecidos nos países membros do Acordo de Reconhecimento Mútuo da ILAC – International Laboratory Recognition Arrangement, da EA – European Co-Operation for Accreditation e da IAAC – Interamerican Accreditation Cooperation.

A acreditação garante também aos organismos de certificação associados à ANATEL, à ANVISA e ao INMETRO, um laboratório de terceira parte acreditado para ensaios associados à certificação compulsória de equipamentos, possibilitando o atendimento às regras do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade.



Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Avaliado pela ANATEL como apto a realizar os ensaios exigidos no processo de avaliação da conformidade e a emitir relatórios, conforme previsto nos regulamentos, procedimentos, normas para certificação e padrões vigentes. Em conformidade com as Resoluções e Atos da Anatel vigentes e aplicáveis, oferecemos ensaios de certificação em compatibilidade eletromagnética, segurança elétrica e ensaios funcionais de telecomunicação.



Divisão de Metrologia Legal - DIMEL / INMETRO

No âmbito da Certificação em Metrologia Legal, o IBEC atua como laboratório de terceira parte que realiza para o INMETRO os ensaios de imunidade radiada, redução da tensão de alimentação por curto intervalo de tempo, descarga eletrostática, transientes elétricos e ensaios de vibração em equipamentos tais como balanças eletrônicas, medidores de velocidade (radares de trânsito), etilômetros, taxímetros e outros.